... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Censura Corporativa

Tomando como gancho o texto do meu amigo furunfador O Sem Acentos, fica clara a observação da falta de socialização e proximidade entre as pessoas.
Os menos observadores acreditam que a tecnologia vem apenas para o bem no caso dos relacionamentos interpessoais, e a tal da gloalização faz com que possamos interagir com uma pessoa das Ilhas Virgens (se é que isso existe no sentido literal da palvra) ou da Argélia. Agora eu pergunto, qual é a vantagem que tiramos disso? Qual é o nível de companheirismo que podemos atingir com uma pessoa que sequer veremos um dia? Felizes aqueles que são pontuais, e tomam o mesmo ônibus todos os dias, pois assim, mesmo que não conversem com os que se encontram na mesma situação e condução, interagem de alguma forma.
Porém esse ainda não é o X da questão. Em tempos mais remotos tudo tinha que ser feito cara a cara, olho no olho, as questões eram resolvidas sentando no lombo do burro e indo até elas. Lógicamente isso despendia muito mais tempo. Mas garantia uma interação muito maior (pelo menos com o burro). Cada dia mais as pessoas ficam reclusas a seu computador e sua televisão a cabo, sozinhas. Afinal, quem duvida ser impossível passar tranquilamente um dia inteiro variando da televisão, para o computador, e quem sabe até o video game que só dá de 1 jogador.
Dentro da própria tecnologia existem recursos que ajudam na interação, como os sites de relacionamento, ou alguns que fucnionam bem melhor, como os msn’s e icq’s e orkut’s da vida. Apesar da ajuda não ser tão clara como a maioria pode pensar, mas isso é tema para outro texto.
O grande erro desses instrumentos de socialização na verdade, é daqueles que os bloqueiam. A pouco tempo atrás, estava eu inocentemente nos laboratórios da faculdade acessando muitas coisas, dentre as quais diversas, até que resolvi entrar no meu orkut. Eis que a página estava bloqueada.. Ainda meio contrariado, tentei entrar em um site de fofoca e tchans! Abriu! Que incoerência, uma universidade, fruto do saber, jamais poderia bloquear um lugar onde podemos encontrar facilmente comunidades de meninas de aparelho.. hum, de iniciação científica nas mais diversas áreas, por exemplo. E ainda um canal de mobilização importantíssimo. O mesmo se diz de icq e messenger, igual e inconsequentemente bloqueados. Sem falar nos sites pornográficos, apesar destes serem impossíveis de bloquear, por abundarem na net de forma incontrolavel.
Não que eu seja a favor do bloqueio de sites de fofoca, afinal, eles apesar de controversos, também tem sua quota de utilidade.
O absurdo maior são as alegações de desvio de foco entre outras (como se não acontecesse em outros sites), pois se por um lado isso pode ocorrer muito levemente, os benefícios, como por exemplo, o contato mais rápido e direto com um cliente são infinitamente maiores. Além das vantagens que socialização pode trazer ao ser humano individualmete e a empresa.
Seja na faculdade, no trabalho ou em centro de uso comunitário do computador, o bloqueio a informação e a interação não passa de uma censura barata e fácilmente transponível, que serve somente para atrasar o curso normal da vida.
E não me venha com chorumelos!