... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

terça-feira, junho 07, 2005

Nos Tempos em que a Bandeirantes era o Canal do Esporte

Numa época em que os canais por assinatura eram artigo de luxo e a Globo não dava muita bola, o lugar ideal para se acompanhar esportes era a rede Bandeirantes. Não era à toa que o slogan do canal era "Bandeirantes, o Canal do Esporte." A programação do canal era completa e tinha no esporte seu foco principal. Tudo começava com o Esporte Total ao meio-dia. Um programa de 1 hora (lembro-me de sempre chegar atrasado na escola porque queria ver até o final) que cobria os mais variados torneios do planeta. A apresentação ficava por conta da loira Cléo Brandão. Diariamente sempre havia um comentarista do seleto time da Band dando palpites sobre determinado assunto. Mas em minha memória lembro que o Juarez Soares , o Gerson, o Canhotinha de Ouro, e o João Zanforlin (atual advogado do Corinthians) eram presença constante. Praticamente revezavam-se no posto. Se o programa tinha conteúdo para 1 hora? Lógicamente que sim, mas é claro que o final sempre contava com aquela reportagem sobre corrida de caminhões, ou aquele destaque do Karatê brasileiro. Às 5:30 da tarde entrava no ar diariamente um outro programa cujo nome me foge agora. A apresentação ficava por conta de Luciana do Valle e normalmente reprises dos jogos da noite anterior eram exibidos. Por exemplo, se na noite de terça o canal passasse ao vivo aquele jogaço imperdível de vôlei entre Palmeiras/Parmalat vs. Report/Suzano, na tarde de quarta feira o programa exibiria um VT de meia-hora sobre o jogo (E vale lembrar que essa era a época em que o Set ia até 15 e tinha vantagem). Os meses de junho e julho, no entanto, eram mágicos para esse programa vespertino. Era lá que poderíamos acompanhar os badalados jogos dos torneios Ramon de Carranza, Tereza Herrera e outros torneios mais do verão europeu (lembro-me de 2 jogos entre São Paulo e Barcelona- em 92 metemos 4 a 1 neles, e em 93 Romário, impedido, marcou o único gol da peleja). Realmente era uma festa para quem tinha o final de tarde livre. De segunda à sexta 8:30 da noite entrava o programa principal do canal (porra, esqueci o nome de novo). Apresentação de Elias Junior e da Sylvia "sei lá oq". Era emocionante. Saber que todo dia eu poderia acompanhar um esporte mexia comigo numa época em que eu não tinha muito dicernimento. Às segundas-ferias normalmente eram os dias do campeonato carioca, com narraçøes de Januário de Oliveria (aquele do "tá lá um corpo extendido no chão" ), comentários do Canhotinha Gérson e reportagens de Athison Coultinho (aliás, o último jogo do carioca que vi na vida além daquela final em que o Renato Gaúcho marcou de barriga, foi em 94 um Vasco 1 x 0 Bangu ¿ gol do falecido Denner). Às noites de quarta eram do campeonato paulista. E não adianta me falar que hoje em dia tem tb pq naquela época os jogos eram 8:30 da noite. Não tinha que esperar a novela acabar pra começar a partida. Até jogo no Pacaembu passava. Os times não eram obrigados a jogar no interior pra TV passar o jogo. Quantos São Paulo x Rio Branco, Novorizontino x Corinthians e Palmeiras x Juventus eu não assisti. Ê saudades¿ Nas noites em que não havia futebol, eles sempre cobriam com vôlei, jogos da NBA, entre outras coisas. Mas a Bandeirantes sempre transmitiu tudo oq era campeonato. Sul-americanos e mundiais de basquete, vôlei, futebol (aliás os de futebol eram desde o sub-15 até os profissionais). A liga mundial de vôlei também era transmitida com exclusividade. Foi a Bandeirantes q mostrou o furor causado pela geracão de ouro. Era um tal de eu e o meu avô acordar 1 da manhã para ver Estados Unidos (que tinha aquele levantador careca parecido com o Espiridião Amin) e Brasil e ouvir aquele narrador, "Gilsão mão de pilão!!!" Aliás a cobertua do canal era tão extensa que foi num desses torneios de futebol qualquer que percebi que nem todo jogo de futebol valia à pena assistir. Estou me referindo mais especificamente a um Santos x Cruzeiro pela Copa Denner numa longíncua noite de 1994. Por um momento eu parei e saquei, "porra, esse jogo tá uma merda, vou mudar de canal." Ainda estiveram presentes nas ondas do canal a Copa Bandeirantes (vencida pelo Corinthians), a Copa Ayrton Senna, entre outros. Pois é, a gente era feliz e não sabia. Mas o melhor vinha no final de semana. As histórias, no entanto, de sábado e domingo eu conto amanhã, blz? Pelas Barbas do profeta, estamos ficando velhos!!!

... e nao me venha com chorumelos!!!