... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

sábado, setembro 10, 2005

O mundo fashion dos que não ligam para a moda.

Outro dia fui dar um rolê pelo centrão de Sâo Paulo, em busca de um aparelho de som que tivesse vitrola (se alguém tiver um e quiser me vender…). Estando perto da Galeria do Rock, somei a esperança de encontrar tal aparelho com a vontade de fazer uma visitinha a este lugar, que outrora me causava um imenso facínio, e fui.

Na busca pelo som, observei a imensidão de lojas de roupas e acessórios que se proliferava por toda a galeria. As lojas de CDs e discos não são nem de longe a maioria absoluta dos estabelecimentos comerciais do local.

Eu, roqueiro já velho, pouco habituado a novas bandas e estilos, acabei por me interessar mais pelos conceitos que dividiam tal espaço, do que propriamente com a música. Nada muda muito, ou pelo menos mudou desde que comecei a me interessar por esse estilo de música. Algumas tribos, cada uma com suas peculiaridades, seu visual, mas em geral, é só rock. Lugar onde a preocupação de ser fashion, estar na moda e gastar dinheiro com apetrechos não tem espaço. Ou será que tem?

Nos meus tempos de camisa preta, as vezes que ia à galeria, certamente esvaziaria meu bolso, mas entre tantas opções de gasto, jamais reservaria nenhuma parte sequer para comprar algo que não pudesse ouvir. O raciocínio era simples, entre comprar roupa e CD, ficava com o CD, afinal estava na Galeria do Rock, onde mais encontraria tanto som bom e tanta raridade de som?

Nesta minha andança de horário de almoço, tive a certeza que as inúmeras lojas de vestuário só estavam ali por que havia quem deixasse suas economias lá. O fato é que a galera gasta muito mais dinheiro para ser feio, e parecer roqueiro do que para se instruir e ser roqueiro! Em poucos segundos de caminhada por este shopping, que por hora parece uma Daslu de preto tal os preços exorbitantes que apresenta, esta observação é muito fácil, pela arrumação impecável que cada consumidor apresenta no seu estilo rock de ser.

É óbvio que quanto mais rock parecer, melhor, mais sucesso vai fazer, entre outros, que não deixa de ser um mundo fashion às avessas. Ao invés de gastar dinheiro para estar na vanguarda da moda, gasta dinheiro para estagnar no tempo em que sua banda era famosa. E o rock onde fica? Como diria aquele que nos deu a base para este blog…

há controvérsias!


prometeu_chorumelos@yahoo.com.br


Ps: Confesso que já fui feito também.