... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Ler...Puta Coisa Chata

Pois e, caros leitores. Na era da informacao, da aldeia global e da hiperconectividade (e vocabulario “Veja”), devo confessar que ler e muito chato! Um saco! Um porre! Como ja disse o mestre Joao Gordo, depois que inventaram o videogame entao, ler se tornou coisa do passado.

Entre usos e gratificacoes do ato, no entanto, ha razoes para que se leia ainda que a contragosto. Para este badameco que vos escreve, a maior recompensa para se deixar o Winning Eleven de lado e abrir o jornal ou algum livro e o prestigio social que um cara antenado e literado possui no mundo ocidental. Nao fosse o fato de querer parecer informado em encontros sociais e nas linhas que escrevo para este honroso blog, talvez nem me depararia com Bernard Berelson e sua teoria de usos e gratificacoes do jornal. Hoje em dia, ate para alvissarar ao mundo que se detesta ler e preciso leitura. Um grande paradoxo que me pego aqui redigindo.

Ler tem um valor per se em nossa cultura. O ato de pegar um livro e poder dar um tapa em conceitos impressos carrega uma imagem de educacao e saber. E como ja disse o senhor Berelson, conhecimento e equacionado com poder. Talvez esteja ai a falta de vontade de muitos em querer resolver as mazelas educacionais de nosso pais. Porem, por mais que cantar com o Pele “ABC, ABC, toda crianca tem que ler e escrever” seja supimpa, eu prefiro fazer nada. Alias, ler so e bom para ficar tirando tituca do nariz.

Nao aconselho ninguem a ler caso nao precise. Toda vez que pego um livro ou um jornal me bate um sono incontrolavel. Dizem que ler e uma atividade ativa, enquanto outros meios de comunicacao promovem a passividade do receptor. Mas a inercia corporea quando se esta diante de um livro e foda. Bate aquele bode. Ja imaginou o que nao deve ser ler, por exemplo Nietzche depois de uma feijoada de sabado? O “caboco” morre de derrame. Fora isso, a hora nao passa. Ou se passa tem-se a sensacao de ter perdido tempo.

Como sou uma besta com numeros e materias exatas (meus resultados sempre acabavam em erro da calculadora), me vejo forcado a ler para me voltar a humanas encher a linguica com mais propriedade. Afinal, se for para fazer linguica, que seja linguica de Braganca Paulista.

O unico perigo de usar a leitura para parecer bim-bim, como eu faco, e desvirtuar e acabar virando intelectual. Anos estudando numa instituicao de fama internacional, dona de premios Nobel e Pullitzer, fomentadora de debates e discussoes e a unica coisa que aprendi e que intelectuais nao servem para bosta nenhuma. Nem para limpar as proprias bundas. Mas isso e um papo para outra hora, quando eu tiver menos coisa para ler.

E nao me venha com chorumelos!!!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

After a long hard week it's time for the best of the Weblogs, Inc. network
The Weblogs, Inc. network features over 100 independent, unfiltered bloggers producing over 1,000 blog posts a week across over 75 industry-leading blogs.
I'm new and just trying to make some friends. I have a ##how to make money## site. It pretty much covers ##how to money## related stuff.
You may find something which interests you.

22:53  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro, eu tb acho que ler jornal é uma droga, mas se divirta com as figuras das revistas rs. É, ler revista também nem sempre é divertido, não? Mas o fato é que discordo com você qnto a ler livros. Acho inútil, sim, ler aqueles clássicos chatíssimos só para dizer que os leu (e isso eu admito fazer de tempos em tempos). Paciência. Especialmente para uma aluna de Letras...

11:56  

Postar um comentário

<< Home