... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

segunda-feira, outubro 10, 2005

Semelhanças, revoltas e o que está na moda.

Não há por onde leitores. Para que esta lente do mundo que se chama chorumelos funcione é necessário às vezes fazer uso de imagens, afinal, dizem valer mais do que mil palavras. Por isso não me censurem se meus textos parecerem literatura de cordel em quadrinhos. Pois bem, este fim de semana resolvi mais uma vez me antenar, e me ligar ao que acontece de recente no mundo do cinema. Lançamentos, pré-lançamentos, os filmes mais comentados, etc. Me deparei com o recente filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" ou algo assim. Olhei para o cartaz e pensei: "Putz, já vi essa bosta em algum lugar." É, mas como vocês devem estar pensando não foi na versão original, aliás, odeio filmes neste estilo "fantasiosos". Para mim tudo o que é muito chamativo, cheio de cores e apelos tipo figurino de novela de época da globo me irrita, ou melhor, irritar é pouco, me instiga um instinto destrutivo. Só há uma coisa que me causa mais fúria do que isto: dançarino de frevo. Dá vontade de sair bicando quando um para na sua frente com um guarda-chuva, passos ridículos e sorriso bobo. Não sei quem inventou o frevo, mas devia ser um louco varrido.



E quando mais me perdia em pensamentos que nem agora, me lembrei onde havia visto algo como aquilo. O tal do Charlie da fábrica tem o mesmo figurino do Alexander De Large, sendo mais direto...parece o cara do filme Laranja Mecânica. Como pode? Depois reclamam do comportamento de nossas crianças e tentam fazer coisas como proibir armas de fogo para diminuir o nosso massacre diário. Ah como esse mundo tá mudado. Antigamente aceitavamos a hipocrisia com mais classe...mas isso era nos idos de mil novecentos e cabine eleitoral de papelão da antarctica (em pleno dia de lei seca), já nem me lembro mais. Aliás, já solicitei esta dúvida ao SAC da Antarctica e espero um dia poder publicar a resposta aos leitores do chorumelos.



Mudando de pato pra ganso, ultimamente tem sido destacável a atuação do corpo diplomático brasileiro. Como um quase recente bacharel no assunto, não posso me furtar a comentar tal atuação, com seus altos e baixos é claro. A primeira atitude louvável é a que diz respeito a dançarina brasileira que morreu na Itália esses dias em circunstâncias radicais de se falecer, de overdose e sem roupa. Eis que o Itamaraty se recusa a pagar o transporte do corpo da finada para o Brasil, e a rede Globo de televisão faz uma reportagem (pequena mas significativa) sobre a recusa da instituição, mostrando os parentes humildes e toda aquela chorumelada numa cidade do interior. Oras cacete, era só o que faltava. A moçoila vai para a Itália, se prostitui, entope o nariz de pó e morre com a bunda de fora na casa de um goiaba famoso italiano e ainda temos que pagar a remessa de volta. Sinceramente, honrando o país é que a dita não estava...que se enterre como indigente.



Por outro lado, devo lamentar a balbúcia que se tem feito sobre a morte equivocada do brasileiro no metro de Londres. É claro que foi deplorável e imbecil a ação da polícia britânica e o rumo do julgamento dos culpados envolvidos. Celso Amorim reagiu enérgicamente ao fato e se postou de maneira muito mais agressiva do que eu esperava, de total acordo de minha parte e, faz-se mister que as chancelarias não dêem sussego enquanto os culpados não forem presos e queimados para servirem de exemplo aos demais infiéis. Porém já é demais promover a caravana que promoveram com a família da vítima à Londres. Porra, são pessoas simples, não vão ajudar em nada às investigações, e se tentativa se pressão for, é um ato infeliz creio eu. O resultado é o calvário dos humildes e coitados parentes que temos acompanhado. As imagens da via sacra da família de Jean não possuem nexo, o corpo diplomático brasileiro deveria ter evitado que tal saga se tornasse essa representação contemporânea de "Os Retirantes" de Cândido Portinari que se tornou.
Bom, para que este texto não fique tão formador de opinião, terminarei com algo bem suave:

In: Balizadoras de fanfarra.
Out: Cheerleaders.



...e não me venha com chorumelos!