... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

segunda-feira, maio 29, 2006

Peladas Históricas e Folclore Nacional


Ás vezes fico a viajar sobre jogo de 11 contra 11 que se tornou ímpar na face da terra. Apesar da manjada história de que o futebol surgira na Inglaterra em meados do século XIX, ouso fazer suposições históricas da presença das peladas nos mais remotos tempos da humanidade. Até teria embasamento histórico para supor que já ocorrera mesmo na milenar China a prática de esporte parecido, porém prefiro optar por abordagens mais alegóricas, do tipo: Uma pelada entre Esparta x Atenas não poderia resolver as desavenças na época? Ou uma partida entre Fariseus x Galileus, com direito a juiz Romano e Barrabás sendo expulso no primeiro tempo. Enfim, as possibilidades são muitas, mas nada me agrada mais do que a idéia de partidas disputadas em terra brasilis no tempo do Brasil-Colônia, pois sendo nós os donos do fino da bola, não é pecado algum imaginar que há um dedo nosso na evolução da pelota em detrimento daquela simples supremacia das regras do futebol que ocorreu em Cambridge frente aos demais colégios bim-bims da Inglaterra (Harrow College, Rugby College...) e que deram origem à outros esportes, ou melhor, gincanas.

Pense Brasil-Colônia. A portuguesada após cruzar a muralha e se fixar nas planícies devia ter algum passatempo além de correr atrás das índias. 100 metros de chão batido, árvores pra marcar a trave, um coco ou couro redondo e pronto, estava armada a primeira peleja no Brasil. Como se imagina o jeitão brasileiro deve ter aflorado logo, e daquele jeito:

-Põe o jesuíta no gol e chama aqueles cinco da senzala que jogam bem pra cacete.
-Você vai pra lá, você vem pra cá, você não por que tem lepra... tá faltando um!
-Putz...com um a menos não dá pra jogar, e agora?!
-Chama aquele índio alí!
-Ô índio, é você mesmo! Isso é uma bola, aquilo é o gol.

Sem entender nada o índio faz lambança, gol contra e sai fugido pro mato antes que o esfolassem. Mas no próximo jogo estava ele lá escalado novamente, afinal não havia mais ninguém pra por no lugar.

Pronto, nasceu a figura que perdura até hoje no futebol nacional, o índio. Desde que acompanho os campeonatos, entra certame e sai certame, há pelo menos um jogador apelidado de "índio" jogando em algum time de projeção nacional. E sempre está a fazer cagada e gol contra. Já houve aquele que se "consagrou" no Santos e depois no Flamengo. Aliás, passou por vários times. Atualmente há um índio no Internacional de PoA, mas por enquanto está a fazer gol a favor. No norte do país há incontáveis deles jogando, e quiçá aqueles das outras divisões que não chegamos a ouvir falar....mas ele está lá, e se tornou um folclore no nosso rico futebol.

Quando imagino histórias assim é que me certifico de que se a Inglaterra criou o futebol, nós adotamos e demos de mamar. Não é a toa que a primeira peleja internacional ocorreu entre Escócia x Inglaterra e acabou num murcho 0 a 0, ao passo que a primeira pelada oficial registrada no Brasil foi um sonoro 4 a 2 entre São Paulo Railway x Companhia de Gás, que a julgar pelas representações deve ter sido um jogaço.

Obs.1:Parabéns ao Botafogo de Ribeirão Preto. Graças ao infernal calor do meio dia da cidade, a pantera em sua toca levou vantagem sobre a águia do vale na decisão da A3 Paulista em jogo único, vencendo por 1 tento a zero. Dois grandes times que voltam à A2, de onde nunca deveriam ter saído...mas iremos medir os bigodes novamente muito em breve Botafogo.

Obs.2:Tal como pra corno, todo castigo pra corinthiano também é pouco. Mas cá pra nós, o corínthians foi garfado de forma obscena no jogo contra...o Santos. Deixo aqui registrado, pois como em qualquer time de Luxemburgo, de grão em grão e de pequenos biscates e roubos a sardinha vai enchendo o papo. Aí no fim do campeonato já sabem...vão querer até comemorar.

Obs.3:A seleção brasileira vai muito bem, obrigado. Qualquer bom veículo de informação pode te passar detalhes minuto a minuto ao vivo de Weggis. Na verdade pouco me importa o caso de amor de Adriano com Edmílson destrinchado com furor pelas emissoras, e que há de cagar nossa taça. Se assim continuar cairemos na primeira fase.

...e põe neles Brasil!

1 Comments:

Blogger Walter Carrilho said...

Já estou me preparando para aquela alienada geral que é a copa. Uns 20 dias falando a esma coisa, bebendo pacas e esquecendo da vida. O problema é a ressaca depois...

07:59  

Postar um comentário

<< Home