... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

terça-feira, maio 15, 2007

O que o Comitê Gestor da Internet no Brasil faz tanto no meu Blog?



Pois bem blogueiros unidos do mundo. Se você tem dois neurônios, um blog e usa a ferramenta Google Analytics (http://www.google.com/analytics) para analisar os dados de acesso, frequência, desgosto e alegria a respeito do seu blog, sabe do que estou falando. Essa maravilhosa ferramenta do Google, que está em vias de dominar o mundo, possibilita que você saiba a origem de seu acesso (outro blog, site de busca, link direto...), quantas vezes o mesmo visitante voltou, quanto tempo ele ficou no seu blog, quantos arquivados ele leu, e de que país, região e cidade o sujeito te acessou. Como se não bastassem essas benesses, os usuários desta ferramenta também conseguem saber por qual provedor de acesso o antenado se conectou a você.

E não é que, para meu espanto, desde o dia 7 deste mês estouraram os acessos a este blog vindos da rede do Comitê Gestor da Internet no Brasil (http://www.cgi.br/)? Nosso humilde, famigerado e terceiro-mundando blog teve a honra de 141 acessos vindos do tal Comitê. Bastou. É, bastou para que um amigo meu começasse a engendrar as explicações mais aristotélicas e conspiratórias para o sistema de espionagem do governo Brasileiro sobre as informações que transitam na rede. E foi uma preocupação geral: "foi alguma difamação que fizemos? Foi o troféu aro-grosso(vide posts passados)? Foi aquela gorda que você não catou! São os direitos autorais...!" Vá lá, entendo a posição de meu amigo, afinal ele mora atualmente sob a égide vigilante do governo norte-americano, e não vive como nós o gozo da ABIN, que sucedido pelo termo "Um Agente Trapalhão", daria um nome para filme nacional.

Porém, apurando mais afundo os dados, descobri que os tais acessos vindos do Comitê Gestor da Internet no Brasil vinham de diversas regiões. -"Hmm, estarão tentando me confundir?"-E que os acessos também vinham de diferentes cidades. -"Opa, estranho"-E que vinham de buscas de palavras-chave toscas, como o usual, que combinam termos como "Elke Maravilha" e "Pênis". Aí já foi demais. E não demorou muito para a ferramenta indicar que todos os acessos que este blog teve apartir do dia 7 de Maio foram da rede do Comitê Gestor. Pronto, meu amigo voltou a respirar tranquilo, parou de suar e sua taquicardia regrediu.

Procurando saber sobre o fenômeno, não encontrei nada. Porém a resposta como sempre estava sob o nariz. O Google iniciou uma reformulação na sua ferramenta Google Analytics, que começara dia 8 e se prolongará por algumas semanas segundo fontes, leia: http://www.softwarelivre.org/news/9281 E ao que parece, por algum motivo estão atribuindo todos os acessos que temos ao Comitê Gestor em questão.

Resultado. Não estamos dispondo por enquanto do instrumento de análise que nos possibilita saber o provedor de origem de acesso ao nosso blog, e como você pode imaginar, estamos perdendo milhões de dólares diariamente por conta disso. Agora a problemática: o que diabos tem a ver a rede do Comitê Gestor da Internet no Brasil prover acesso? Ou pelo menos aparecer como tal nos dados do Google? Um prato cheio pra quem acredita na existência da Inteligentzia no país. Uma interrogação pra eu que não entendo nada de rede.

ps.: Se alguem dispõem do Google Analytics e puder confirmar o fato, grato.


...e não me venha com chorumelos!

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olha, no Uol, só aparece o Ip. No passado não tão distante, alguns comentários maldosos nasciam na faculdade Anhembi Morumbi. Não é que a menina que estava me dando uns cornos (sim, eu fui corna, uma merda não?) estuda lá?
Coincidência ou neurose. Vai lá saber, né?

16:35  
Anonymous Anônimo said...

Dá pra usar esse tal tiozinho no multiply?

Ele é lesgal...

16:58  
Anonymous Anônimo said...

Que nada, são os nossos queridos estagiários do Comitê de Gestão do bla bla bla, se divertindo na web entre um "trabalho" e outro.

Olha só, esse bloguinho ficando importante, heim, daqui a pouco entra pra cartilha de referência de leitura das escolas públicas.

16:06  
Blogger Unknown said...

Cara, nao sao so vs que estao tendo este problema, os sites que uso o analytics tb estao mostrando os mesmos resultados para quase todos os acessos originados no brasil. O negocio é encher o saco do Google ate que eles resolvam o pepino.

16:44  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, para meu susto me deparei com isso também no meu blog recentemente olhando no google Analytcs. Olha ai os dados de somente 2 dias depois de colocar o script do Analytcs no meu blog.
1.comite gestor da internet no brasil - visitas:4 Pagina/visita:6,75 tempo médio: 00:04:08

Será que relamente tudo esta conspirando contra nós mesmo...rsss...mas é isso ai até mais e parabéns pelo artigo..

03:37  
Blogger Andreia Carvalho said...

Confirmo, o comitê entrou 69 vezes no meu blog, sem piadas de duplo sentido, fiquei tensa até ler seus comentários...

01:47  
Blogger aptos imoveis said...

Interessante:



Service Provider

VisitsPages/VisitAvg. Time on Site% New VisitsBounce Rate

Visits

Contribution to total: VisitsPageviewsTime on SiteNew VisitsBounces




1.

comite gestor da internet no brasil

1,320

90.41%






2.

unknown

59

4.04%



3.

administracion nacional de telecomunicaciones

5

0.34%



4.

dynamic pools

5

0.34%



5.

vivo

4

0.27%



6.

comcast cable communications inc.

3

0.21%



7.

telepac - comunicacoes interactivas sa

3

0.21%



8.

universidade federal do rio grande do sul

3

0.21%



9.

banco do brasil s.a.

2

0.14%



10.

chinanet guangdong province network

2

0.14%

12:45  
Blogger Adorador_3 said...

Vi que este poste é antigo, porem essa semana me cadastrei no google analytics e me assustei, meu blog que tem uma otima taxa de visitantes tinha 99% das visitas vinda desse tal gestor, não sei se isso é verdade mais é isso q acontece, levando em conta que meu blog fere claramente os direitos autorais de muitas revista!... oque posso esperar???

09:35  
Blogger Unknown said...

meu site tb, todas as visitas referem-se ao tal comite

11:24  

Postar um comentário

<< Home