... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

terça-feira, junho 14, 2005

Raça Sacoleira

Brasileiro se orgulha da malandragem. E chegado num cambalacho, numa tramoia, em armar esquemas, em levar vantagem numa falcatrua. Talvez seja dessa familiaridade e afinidade com o famoso "jeitinho" que a faceta sacoleira dos brasileiros se manifesta. Sim, brasileiro e sacoleiro. E do pior genero.

Um ente querido, um amigo, um conhecido, um camarada, um "gente fina." Nao ha grau na escala dos relacionamentos que possa representar um obstaculo. Sem pudor, constroem quase instantaneamente um dialogo que comeca com as palavras, "posso pedir um favor?" Ao nao saber do que se trata, o interlocutor sempre responde que sim, afinal que tipo de crapula nega um favor sem ao menos ouvir o pedido? Vai que a pessoa fala, "voce pode ficar com meu carro por 2 meses?" ou "voce pode fazer sexo comigo agora" Ou ainda podem haver pedidos validados pelo seu poder de afetar negativamente a vida daquele que pede. O que custa a ajudar alguem em dificuldades? Nao obstante, os abutres brasileiros tao logo recebem a afirmativa retrucam, "voce pode trazer uma coisa pra mim?"

A essas alturas, o comprometimento proveniente da pergunta anterior faz com que fique foda recuar. E dai e um festival de pedidos: Eletro-eletronicos, brinquedos, perfumaria… Ninguem parece sacar que 1) um viajante internacional pode fazer check in de apenas 2 malas; 2) voce nao e o unico a fazer pedidos; 3) carrinho em aeroportos nao sao de graca em todos os aeroportos do mundo; 4) se a alfandega pegar, quem senta no nabo e quem traz a muambada, nao quem faz pedido. Depois de tudo isso ainda tem o despalterio de passarem a grana em reais e quem se fode com a conversao e quem na verdade esta prestando o favor.

Mas o que dizer de um pais na qual sua propria selecao brasileira de futebol traz muambas incontaveis quando disputam torneios internacionais? Quem nao se lembra da vergonhosa licensa que a alfandega deu para a selecao que ganhou a Copa de 94 nos EUA? O lateral Branco trouxe ate uma cozinha inteira da terra do tio Sam. Isso sem falar nas nossas celebridades que adoram sair na capa da caras fazendo muambada em lojas gringas.

Mas no final das contas, nao ha distincao de classe. Seja um bate e volta no Paraguai ou um glamorosa viagem a Franca, os pedidos para trazerem algo que e "mais barato," ou de dificil oferta no mercado brasileiro, pipocam tal qual os escandalos no governo do PT. AB Shaper, sofa inflavel que vira cama, colecao de moedas de prata de 25 centavos de dolar, facas guinsu, ambervision…quantos nao foram os produtos por nos sacolados? Nem eu me isento disso, afinal, quando termino meu périplo em terras brasileiras, minhas malas sempre voltam abarrotadas de biscoitos e bombons brasileiros.

Agora falta pouco para eu chegar na terra em que Cabral pensou ter descoberto. Nem adianta me pedirem uma lembrancinha.

…e nao me venha com chorumelos!!!

1 Comments:

Blogger Prometeu said...

Olha o cara, querendo se safar de trazer a minha caixa do Nirvana!

13:35  

Postar um comentário

<< Home