... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

quinta-feira, abril 28, 2005

...e concretiza-se a profecia.



...e não me venha com chorumelos!

Malhação X Senhora do Destino

Acho que tenho visto muita televisão. Minhas furunfadas todas são praticamente sobre fatos ocorridos nesta caixa que um dia já foi quadrada. Porém como um veículo de massa não posso deixar de me indignar com informações (se é que podemos chamar assim) que ali são transmitidas todos os dias ao longo de suas 24 horas.

Fico imaginando o que querem os canais com seus programas e ideologias. É incrível o poder, principalmente da Rede Globo, de atuar em causas quaisquer que venham a lhe convir. A força de um Galvão Bueno que foi capaz de prender um Argentino apenas com seus berros, embasado em uma convicção só dele de que havia acontecido algo realmente digno de tal ato.



Mas o que me intriga no momento, após dar uma folheada na Capricho do mês é a antagonia dos próprios programas da Globo. Cito duas novelas, Malhação e Senhora do Destino. Na primeira vive-se em um mundo irreal, cheio de perfeições e pureza, onde tudo o que foge a essa regra é do mal, e esse mal é quase uma caricatura.



Na segunda tenta-se forçar conceitos e ideologias não sei por qual motivo, mas que estão longe de serem reais e que jamais deixarão de causar estranheza.

Ajudado pelos temas das duas novelas estarem na mesma revista, imaginei que a intenção da emissora seria pregar que o mundo ideal da primeira possa ser continuado na segunda, não se os preconceitos fossem quebrados, mas se fossem considerados normais.



Fiquei curioso pra saber o que a revista falou no caso específico do lesbianismo, mas como isso era da edição passada, não saberei a não ser por alguma coincidência.

Por mais que a Rede Globo possa exercer uma influência fortíssima em todos os âmbitos da sociedade brasileira, é uma doce ilusão acreditar que alguns paradigmas possam ser mudados rapidamente apenas com a influência da televisão.



E não me venha com chorumelos!

terça-feira, abril 26, 2005

Em resposta ao questionamento que Prometeu me fez esses dias ao dizer que Cuba ainda era um paradigma do século XX:


...e não me venha com chorumelos!

quarta-feira, abril 20, 2005

Entretenimento

Entretenimento… é assim que defino o "jornalismo esportivo" brasileiro.

O jornalismo, deve ser informativo, dinâmico, imparcial e responsável.

Quando se diz esporte em geral, pensa-se nas mais diversas modalidades e em principalmente naquelas que se apresentam na olimpíada.

No caso brasileiro do jornalismo esportivo, o que se vê são apenas debates com bases pouco sólidas e teorias infundadas, reflexões sobre especulações e furos quase sempre falsos aos quais não se deve dar nenhum crédito. Fora que só se fala de futebol.

De esportivo nesse tipo de jornalismo, só se vê bem pouco mesmo nos programas considerados esportivos. Incrivelmente mesmo em época de olimpíada muitos programas se mantêm alheios a qualquer outro tipo de modalidade.

A começar pelos que trabalham nesta área, existem muito caídos de pára-quedas, que não tem a mínima noção do que fazem ali e nem da responsabilidade que é estar ali. É fácil comentar qualquer coisa, principalmente esporte, quando não se tem responsabilidade sobre o que se fala e quando não se exige conhecimento e dedicação sobre o assunto. Assim até eu dou palpite em relatórios médicos.



Não que não seja saudável que haja relaxamento e um certo humor ao se tratar do esporte, que além de tudo, é um pouco circo. Mas jamais deve haver desrespeito.

Um exemplo da falta de profissionalismos em tal área é o da cobertura política e gerencial, esse "jornalismo" quando existe, tem somente resquícios de um jornalismo que apresente fatos verdadeiros, matérias bem embasadas e opiniões contundentes que tenham alguma relevância.

A cobrança governamental para mais atenção ao esporte é extremamente válida, principalmente por que o esporte é questão de saúde também. Mas como essa imprensa, vendida, rachada, parcial, pouco profissional e incompetente pode pedir para que governo ou dirigentes se portem de maneira digna, correta e com o pensamento apenas para o bem do esporte?

Interessante nisso tudo, é o debate sobre ética, funções do jornalista entre outros nesse cenário quase humorístico (seria se não fossem os danos causados), por pessoas que de qualquer lado que estejam, a última coisa que fazem é tratar o jornalismo esportivo com respeito.

Felizmente ainda podemos encontrar lugares em que se respeita a profissão e o esporte. Destaco o programa da EsporTV, Momento Olímpico, que me parece interessante, mesmo eu o tendo visto poucas vezes. A presença do Bernardinho é um diferencial extraordinário, e na maioria das vezes os convidados têm uma capacidade de reflexão sobre sua profissão que vale a pena ser ouvida. É uma pena que ela só passe em televisão fechada.

E não me venha com chorumelos!



Ps: Alguns times sem tradição podem até ter ganho os seus estaduais, mas no Rio...

terça-feira, abril 19, 2005

Nao me apetece muito comentar noticias alheias em pequenas notas, mas quando ouvi dizer que Leao havia deixado o Sao Paulo Futebol Clube e o Vaticano havia definido o novo Papa pensei: "pronto o novo Papa eh o Leao!" Se bem que Leao nao e flor que se cheire... Se bem que o novo Papa tem cara de Nazista. Conclusao: seria melhor para todos se o Vaticano contratasse o Rojas e o Milton Cruz!

quarta-feira, abril 13, 2005

A peleja de Sueli e Aristóteles

Na minha exaustiva andança com vistas a tornar o mundo um lugar mais agradável e culto para se viver, me vi frente ao fardo de tentar mudar alguns conceitos errôneos deste plano. Como um andarilho incansável e perspicaz, nada melhor do que começar na própria casa, ou melhor, república.
Após acordar com uma daquelas indisposições e ressaca moral que só uma noitada bem vivida pode-lhe ofertar, segui meu rumo para o curso de francês, que insisto em fazer acreditando ser uma língua aplicada que permite divagações filosóficas, políticas e artísticas que só nela se fazem possível por razões conceituais, ao contrário de outros idiomas mais toscos (vide o alemão).
A cena que se passa posteriormente é eu com dor de cabeça e com uma diarréia explosiva digna das causadas pela extinta cerveja "Malt 90", aquela da lata verde, adentrando a sala de aula sendo saudado com um "Bon jour" ao som de "Marseillase", hino da França cuja letra fala de ideais mais velhos do que a posição de cagar.

Pois bem, cumprido o dever da aula, retornava eu para a república pensando em francês como tenho o costume de fazer após a aula desde o dia em que sonhei no mesmo idioma - apesar da cena do sonho ter se resumido à uma baguinha francesa se engraçando para mim e a única coisa que eu disse a ela foi "Il fait chaud..." (Tá quente aqui...).
Nessa andança de volta, entre algumas ninfetas e outras, meus pensamentos remeteram a Aristóteles e algumas premissas que tratara em um texto recentemente estudado na disciplina de Política Comparada. Coisas como virtude, conhecimento científico, sabedoria prática, fins e bens praguejavam suas premissas na minha cabeça que nem me dei conta quando cheguei em casa.
Após a mini-higiêne pessoal requerida por uma subida de uns 20 metros, me dirigi para a cozinha a fim de praticar o ritual de praxe: tomar água, pegar uma bolacha, xingar o cachorro e ir pra sala jogar Winning Eleven 4. No intercurso me deparei com Sueli (a empregada da república), mulher de fibra e não polida, que vinha varrendo a cozinha frenéticamente sem olhar pra cima e como de costume varreu meu pé:

-Pô Sú!

-...que foi?!

-Ó meu pé ae pô...

-Ah!...Tem dó minino! (e segue varrendo)

Comecei a reparar na empregada (não da forma que já estão cogitando). Ela vive ouvindo uma emissora de rádio onde um radialista caipiro-facista vive a xingar os alunos da Unesp ao vivo:

-"É vândalo!"
-"É esses que vão ser os tais doutores?!?"
-"É aluno da Unesp!! Aluno da Unesp!!"

Brada sempre o infeliz na manhã após cada noitada de festa quando inventam de mijar na porta de velório, nadar pelado na fonte ou inverter placa de rua.
Reparando nisto perguntei à Sueli:

-O Sú...!

-Que?!

-O que você acha desse caboclo ae da rádio?

-O Chamberlei da Silva? (não lembro o nome)

-É Sú.

-Ele é bão! Votei nele. E ó, esse avental ganhei na campanha dele, ói só...

-Mas ele vive xingando os alunos da facul Sú...

-Ah...mais o pograma dele é bão.

-Só dá notícia de estupro e sapateiro atropelado hein...

-Ah...mais é bão, o pobrema é que de veiz em quando toca umas música de igreja.

-Então Sú, eles tão cooptando quem ouve para virar crente.

-Copata...o que???

-O Sú, esses caras não são homem justos, se valem dos vícios do ser humano pra não terem que justificar sua ausência de caráter. Aí montam igrejas e assim escamoteiam seus fins maléficos.

-... (não obtive resposta)

-Você num gosta do bispo não né Sú?!

-Não, o bispo é ruim meu marido falô...

-Então Sú...

-Ah vá! Ocê só faiz estrovar...

Desta forma terminou meu diálogo e tentativa de mudar o mundo por ora. Fui jogar videogame.

...e não me venha com chorumelos!

sábado, abril 09, 2005

Voltaço

Vai dar Fluminense!!! E isso é tão certo como o amanhã!

segunda-feira, abril 04, 2005

O Fim do Século XX

Fico um tanto quanto feliz e espantado pelo fato de que o último post, cujo autor é meu parelha em termos de modelo de anatomia judia íntima, tenha tocado de leve a esfera da reflexão que realizara nestes dias últimos. Não me refiro simplesmente a questão da eutanásia ser chamada de eutanásia em um dado caso e de "merecido descanso" em outro (Terri x João Paulo II), mas sim à paradigmas.
Posso até estar equivocado, mas me parece a morte do último Papa em exercício o ponto final no chamado século XX, juntamente com a transmissão ao vivo e a cores de um processo de definhamento de um ser humano já anulado a tempos e, o fato de um homossexual (daqueles que dão o cú) ganhar um programa de televisão que se possuísse em termos de numéricos de importância o mesmo valor intelectual do que o de audiência, seria a maior revolução ocorrida desde o concílio de trento. 11 de Setembro, transgênicos, epidemias, células tronco e medicina expressa em horário dominical nobre (tsc tsc Sr. Varela...)ditam os rumos do século que avizinha-se. Preparem-se...

sexta-feira, abril 01, 2005

e por falar na terri...

pois bem, estava eu hoje tomando meu café quando ouço pelo rádio a notícia de que o papa está mal. bem isso não é novidade para ninguém: que o papa está caquético e semi-moribundo todos sabem, ninguém assume. podem vir dizer que ele ainda não desistiu de carregar seu fardo, que ele continua lúcido, que-isso-que-aquilo.

mas o mais chocante na nova foi que o papa, já dependendo de alguns aparelhos médicos, não quer que sua vida seja tocada por intermédio de aparelhos. enfim, ele quer o que todo ser humano normal quer: morrer em paz.

como se já não bastassem pessoas gritando em sua cabeça toda vez que ele sai à janela - com as variantes de pombas voando (e talvez defecando) em sua direção - agora vão querer mantê-lo vivo-morto. mas ele já disse que não. o papa declarou nas entrelinhas que ele é sim a favor da eutanásia - ou pelo menos pensa em praticá-la.

pois é. o papa quer morrer, e já vai em boa hora o pobre. deixa o coitado morrer em paz.

e não me venha com chorumelos.