... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

quarta-feira, agosto 01, 2007

O CAIPIRA

Nós do Chorumelos sempre nos preocupamos em conhecer diferentes realidades deste mundão de meu Deus. Nesses anos de intensa atividade viajamos para os mais distantes pontos do mundo, mas, nos esquecemos um pouco de olhar para dentro, ou melhor, para o interior não urbano de nosso país. Foi pensando em preencher essa lacuna que arrumei minhas malas e parti em direção à zona rural. Aventura realizada, seguem minhas observações:


Cavalos

Creio não ter passado tanta vergonha assim. Após poucos dias já estava correndo pelos campos com meu alazão branco. Em resumo, me senti o próprio Beto Carrero. Alguém tem uma Onça para eu amansar?


Vacas

Sinceramente não sei como algum povo consegue adorá-las. O bicho pode até ser bonitinho pra olhar parado, mas venhamos em convenhamos, com a capacidade infinita de produzir excremento, a descordenação total e a burrice gigantesca não dá pra um bicho desses ser divindade. O ponto a favor que encontrei foi a capacidade admirável de enfiar a língua no nariz.


Búfalos

São ótima platéia, não param de te olhar aonde quer que você vá. O leite é bom e, segundo o que me disseram, mais nutritivo.


Carrapatos

Está coçando? Não fique na dúvida, isso não é uma pinta nunca antes observada. Tampouco é uma casquinha de machucado que você não havia percebido. Pode arrancar, é carrapato.


Estrelas

Alguma gatinha de São Paulo (povo que nunca viu estrela na vida) quer aprender astronomia com este humilde professor?


Histórias para crianças

Contar que as vaquinhas comem crianças desobedientes cola. Dizer que existe uma vaca mal assombrada que ronda a noite em busca de um bezerro desaparecido também cola. Só não adianta contar essas histórias perto dos pais, pois em segundos, todo seu esforço será em vão com a clássica pergunta “É verdade mãe?”.


Linguagem

Descobri a importância do diminutivo para estas pessoas. Este por exemplo não é um BLOG, e sim um bloguim. Porém, antes de tudo, a compreensão deve ser apurada. Aproximando um pouco a nossa realidade, é um linguajar próximo ao que encontramos em algumas guaritas de prédios nas capitais.


Gírias

Compreendi muito melhor certas expressões como “nome aos bois”, “quando o chicote estrala” e “a vaca foi pro brejo”.


Naturismo

Vizinho a fazenda que me encontrava existia um recanto de naturismo, descobri até um morrinho em que poderia visualizar os peladões. Pena que estava frio e o recanto vazio. Serviu porém para bolar o projeto “Chorumelianos Peladões” em que faremos um sorteio para ver quem será enviado a uma praia de naturismo. Digo praia, pois pelo menos dá pra ficar na água e disfarçar caso aconteça algo...


Lolita

Resisti bravamente à tentação de ler, cada um que imagine o motivo. De volta a cidade, assim que possível lerei. Aliás, alguém quer me emprestar?


O Povo

Em geral muito amistoso e discreto. Gentil o suficiente para não rir de suas perguntas bestas e inabilidades com o mundo rural.


Da chegada de jovem urbano, sentindo falta de computador, guitarra elétrica, celular entre outros, até a volta, muito mais entendido sobre os itens descritos acima, saí com a certeza de que ignorante é quem rotula os “caipiras” com este adjetivo. Eles tem apenas um leque de conhecimentos distintos das pessoas mais urbanizadas.


... e não me venha com chorumelos!



2 Comments:

Blogger Carolina Mendes said...

Olha, posso até te emprestar Lolita. o livro, não minha priminha taradinha... Mas aviso: é um porre, e no mau sentido.

Ara, sô,
bêjo

21:14  
Blogger Prometeu said...

Olá singular leitora, me parece razoável que em geral mulheres não tenham o mesmo apreço por este livro que os homens.
Agradeço antecipadamente o empréstimo (do livro), e imploro encarecidamente que envie sua priminha para entregá-lo.

beijos

15:49  

Postar um comentário

<< Home