... e não me venha com chorumelos!

Insanidades e afins postadas pelas mentes mais obscuras que rondam o meio virtual.

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Demônios da Garoa


Fica aqui meu pesar, pelo falecimento do Toninho (76) último fundador vivo dos Demônios da Garoa.
Mas o samba continua!

domingo, fevereiro 27, 2005

Circo de Horrores


Devido a quantidade de tempo que gasto em viajens, a maioria deste indo e voltando para os mesmos lugares, é impossível não deixar de fazer análises profundas sobre fenômenos que a princípio nos passam desapercebidos. Em longas viajens de ônibus uma coisa é fato: Tem hora que você beira a insanidade pois, já leu tudo o que tinha para ler, já dormiu todo o sono atrasado do mês, já ouviu todos os CD's do case e, mesmo que restasse algum, seus ouvidos não suportariam mais aqueles fones que machucam. É só então que você começa a reparar no que cerca o veículo em rápidas passadas e apartir disto faz uma análise profunda do objeto.
Entrando e saindo de São Paulo e demais cidades que já caguei, comecei a reparar na existência dos circos. Não o Circu du Soleil e iguarias de mega produção, mas sim aqueles circos de cidade com tendas iluminadas, luzes espalhafatosas, palhaços, trapezistas e demais firulas. Fui percebendo, a medida que ia e voltava de viajens, que alguns circos ficam instalados no mesmo lugar por anos, imóveis, como um funcionário público. Então me perguntei: Será possível que circo dá tanto dinheiro e que é porisso que eles ficam parados lá "lucrando" por anos??
Utilizando meus humildes conhecimentos em gestão de negócios adquiridos na faculdade (nas poucas aulas que fui...), logrei uma resposta negativa: O circo tá é fudido.... E explico porque.
Pois bem, um circo vem de outra cidade em sua comitiva, já com um lugar (terreno) pré definido e acertado, e alí se instala. Já começam aí os gastos. Seja terreno da prefeitura ou particular uma coisa é certa, aluguel. O próximo passo, as instalações do circo, também óbviamente irá demandar um grande número de funcionários, pois só a família circense (o dono e os artistas) seriam insuficientes e incapazes de tal engenho. Passado isso e finalmente "armado o circo", é necessário um trabalho e um período (e mais gastos claro) de divulgação do circo na cidade, o suficiente para realizar-se a primeira sessão. Com o circo funcionando, é imprescindível a contratação de mais funcionários: limpeza, etacionamento, guiches, portaria, segurança, etc. Soma-se a isso a manutenção do mesmo, tanto a física quanto as fisiológica, uma lâmpada aqui,uma lona alí, os materiais de uso artístico e alimentação pra família circense. Isto sem contar a alimentação dos animais, quanto vocês acham que se gasta para alimentar um leão e um elefante durante um mês? Eu não sei, mas devem ser valores obscenos, sem contar o gasto com veterinário e o fato de que constam no circo muitos outros animais.
Tudo isto supracitado é claro tendo que estar de acordo com a legislação, e creio que um circo deva ser alvo fácil da máquina municipal, dado que é forasteiro e não possui laços de interesse na cidade na maioria das vezes, ou seja, funcionários (mesmo que temporários) devidamente registrados que adoecem exigem 13º e tudo mais, alvarás (vigilância, juizado, ambulância, bombeiros...) e generalizando, impostos devidamente deduzidos e, é claro, mais o IPTU.
Agora já tendo uma noção "por cima" do custo do empreendimento eu pergunto: Quem é que em pleno século XXI vai ao circo?? É claro que muitos de nós, sênis que somos, iremos responder que já fomos muitas vezes, mas isto nos idos de sei lá quando. Mas hoje em dia qual criança de classe média trocaria 4 horas em uma Lan House por uma sessão de circo? Considerando ainda que uma sessão de circo deva custar de 5 à 10 reais e, 4 horas de Lan House só 3, isso se você não for amigo do cara que toma conta pois, neste caso acaba saindo na vasca. Falando a verdade, que criança de classe média não tem um computador em casa com conexão banda larga? Pronto, está acabado o circo. Com esta dificuldade de público o circo deveria cobrar muito caro, mas, geralmente sempre haviam promoções que criança até 12 anos não pagavam.... E por fim leva-se em conta que a família nunca vai completa ao espetáculo, ao circo se vai ou só com o pai ou só com a mãe, isso quando não é o tio pois, não há saco adulto cristão pra aguentar circo. Ou seja, cobra-se só do adulto e, como o valor do ingresso não é elevado, não é necessário maiores esforços pra concluir que o circo que outrora levou alegria à plebe, hoje em dia só leva é prejuízo.
Nesta situação, o circo acaba ficando hospedado por meses no mesmo terreno (geralmente da prefeitura) sem pagar aluguel e, quando muito consegue não levar prejuízo, só empatar, não conseguindo formar caixa suficiente para desmontar e mudar-se para outra cidade, dado os elevados custos. O resultado deste negócio falido é o que vemos poraí. Aqueles circos com as lâmpadas queimadas, lona rasgada, animais mal alimentados, aquele leão magro que mal ruge, trapezistas com cara de fome, palhaços de barba malfeita, enfim, um circo de horrores.
E não me venha com chorumelos!

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Cadê seu Mundo?

Inspiração, coisa jovem
Te agradeço
Por enxergar idiotices
Dentre as quais, pereço
Que frustração, coisa irreal
O que sucede?
Na tua cabeça, não adianta mudar o canal
Acontece!
Quando a pilha do mundo
Se esvaece...
Olha pra todos, que desprezo
Que merda que te acontece?
Na tua cabeça, nada
Vejo até o riso forçado
Que te aquece...
Merda, arranja-te na vida
Te fode, e vê o que acontece
Liga o para brisa do teu cérebro
E vê que o mundo
Não é o que parece.

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Dica de Site

Só uma passadinha para deixar um endereço muito bom.
www.midiaindependente.org
Quem sabe um dia eu aprendo a fazer link

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Exemplos de Vida

Caros aventureiros que percorrem estas humildes linhas. Hoje, vos venho não para soar alarmes ou entoar mantras que cometem harakiri ao ponto final do texto, mas sim por meio desta destacar de forma simples, porém justificada, certas personalidades (bem cotadas na mídia ou não) que merecem dígito na base de cálculo do julgamento de qualquer cristão (salvos os da Canção Nova). Faço referência a pessoas que de uma forma ou de outra conseguiram (a ainda o fazem alguns) transmitir algo de humano e útil ás tão calejadas mentes enegrecidas por Bigs e Brothers da vida (porra, se ao menos lessem o 1984...).
Nos dias de hoje (forma de se iniciar uma redação de nota 5 na Fuvest) os ídolos ou referências que os jovens e esclarecidos interados têm, caracterizarem-se por sujeitos de idéias inúteis e vagas que tão logo babam na tela de sua TV, mais repentinamente ainda se esvaecem, tal como uma modelo gostosa sendo expulsa de uma festa de casamento. Pior ainda quando por simples babacas e virgens desocupadas (vide o programa teen "malhação") Onde estão os verdadeiros exemplos?´
Pois bem, vos digo que as personalidades quando taxadas de fúteis, ás vezes nos enganam. Quando são criticadas, podem nos incrementar. E quando escancaradas pela mídia, mostram-se como humanos mortais e sacanas como todos nós. Sem mais delongas, destrincho-os:

PAPAI PAPUDO


Simplesmente absoluto. E quanto a este sujeito, não quero ouvir comentários vagos. Nada de "era bêbado" ou "morreu de cirrose", argumentos que forjam pilares de nossas atuais atitudes, supostamente influenciadas por alegorias oitentistas. Anos 80 já era, sinto informar-lhes que estamos em 2005, e que não transmitem mais Snorks na TV.
Quem viveu, viveu, e ponto. Papai Papudo aparecia quando requisitado pelas horas (cinco e sessenta), não enchia o saco, era discreto e sabia do seu lugar (figurante do Bozo). Nada de se trancar numa casa cheia de câmeras e tentar aparecer a qualquer custo. Com ele era "limonada" e c'est fini.

LATINO


Aí está o exemplo de um sujeito perspicaz. Com aquele bigode de cruzamento de empacotador do supermercado Zimbreira com candidato a vocalista do Copacabana Beach, o sujeito grampeou a Kelly Key. Imaginem só, era dançarina dele e o Latino pimba...até levar um pé (hehehe seu fu...).
Enfim, em termos de tirar onda, perto do Latino o D2 é um bosta. O cara (Latino) faz música de péssima qualidade, mas o que tem rimar "apê" com "bunda-lê lê"? Depois que Caetano rimou "êta" com "tiêta" vale tudo. Além disso ele paga de cafona, catou a Jeniffer Lopez e faz a rapa na mulherada da classe C. Mas também, com letras do tipo "Tchuru ruru rururu jogou seu charme em mim..." quem vai resistir?

SÉRGIO MALANDRO


Após tentar entreter a mulecada por mais de 10 anos durante o intervalo de programas infantis melhores, o Malandro chutou o balde quando se viu frente à porta dos desesperados da vida real. Nada de manter a imagem do eterno mundo infantil feliz, do tipo Xuxa-virgem-só-teve-a-Sasha-e-foi-no-escuro. As brincadeiras ao vivo para crianças de baixa renda e escolaridade idem, deram lugar aos poucos às "malandrinhas", que acabaram agradando o precoce público da mesma forma, incentivando suas primeiras descabeladas para modelos de 2º escalão em um canal de TV que nem as antenas da NASA fariam pegar com nitidez. Isso é que eu chamo de punheta-arte.
E quando no auge da decadência, ainda teve a nobreza de manter seus status e convidar suas assistentes de palco para fazerem "glu glu" com ele no camarim. As que se recusaram e o denunciaram tiveram o mesmo crédito de alguém que faz um relato de abdução após ter tomado chá de Daime na chapada diamantina, sumiram...Mas também, quem mandou não quebrar o galho do Malandro?
E não me venha com chorumelos!

Ministro Showman

Sabe qual e o ministro mais pioneiro e original do governo Lula e, talvez, da historia do Brasil? Gilberto Gil!!!Nao que suas propostas para a cultura sejam inovadoras, afinal, no mundo politico tudo se renova certo? As ideias apoiadas por seu ministerio para um conselho de jornalismo tambem soam velhas, pois a ditadura e Getulio Vargas ja fizeram uso da censura antes - e nao foi a propria Globo que censurou a candidatura do Lula em 89? E no frigir dos ovos, quem necessita originalidade quando o salario pago pelo governo e de apenas 8 mil reais, fora as regalias, ne ministro? Eu tambem relutaria em aceitar o cargo, como o senhor.Essa semana, o ministro, como muitos ministros brasileiros, pisou aqui na Universidade de Berkeley com seu respectivo comite financiado pelos contribuintes brasileiros. Como em outras ocasioes, fez aquele discurso ralo e vago que gringo gosta de ouvir. Falou da diversidade do Brasil e das dificulades que isso causa ate mesmo para trocar uma lampada em nosso glorioso pais. Como e de praxe, vemos um politico brasileiro falar de suas politicas e planos para uma plateia alienigena e que em nada tem haver com o que sera executado. Uma vez mais, um ministro deixou de falar diretamente para seu povo.A originalidade do ministro Gil surge do fato de ser um artista e musico consagrado. Ao final de sua sofrivel palestra, na qual leu na integra um texto que claramente nao havia sido escrito por seus punhos, tocou 3 ou 4 musicas e assim as pessoas puderam esquecer o quao mediocre e como ministro. "O Rio de Janeiro continua lindo" dizia a musica, enquanto as pessoas batiam palmas e deixavam as contradicoes do ministro "to fade away." Ninguem lembrava da contradicao entre o discurso, no qual ele pedia a cultura para desenvolver o pais, e a pergunta que respondeu de um membro da plateia, no qual pediu para mantermos a musica num "plano espiritual" e nao misturar com economia ou politica. Ao tocar um sambinha, extirpava das mentes no auditorio a imagem rala de uma pessoa que tenta ser profunda; daquele que fala mas que nao responde nada. Os acordes do violao limpavam a invencao de termos que parecem fazer sentido apenas nessa mente "brilhante" do tropicalismo. Alguem ai pode me dizer o que e uma economia criativa? Gil parece adorar esse termo. Pena que ninguem entendeu.
Mas Gil, se ninguem entendeu, e porque talvez os gringos pouco leem sobre voce e suas politicas. Afinal, se alguem tivesse informacoes, ficariam com a pulga atras da orelha, assim como eu fiquei, ao ouvir sua proposta para criacao de estudios musicais nas periferias para a gravacao e divulgacao imediata da musica que surge das classes populares, ao mesmo tempo em que uma lei contra o jaba nas radios brasileiras nao e sancionada. Assim os pobres poderao gravar, mas nunca terao acesso as radios. Para o povo ativista de Berkeley e brasileiros saudosos aqui nessa terra, no entanto, 3 ou 4 musiquinhas parecem ter sido o suficiente.
Por isso digo ministro gil, o senhor e original. Ah, se todos os politicos fossem performaticos... Ja imaginou o Maluf tocando tuba?
E nao me venha com chorumelos!

Pra quem quiser conferir...

Mix Brasil
Grupo reúne lésbicas com mais de 45 anos
http://mixbrasil.uol.com.br/cio2000/redoma/felizidade/felizidade.asp
E não me venha com chorumelos!

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Censura Corporativa

Tomando como gancho o texto do meu amigo furunfador O Sem Acentos, fica clara a observação da falta de socialização e proximidade entre as pessoas.
Os menos observadores acreditam que a tecnologia vem apenas para o bem no caso dos relacionamentos interpessoais, e a tal da gloalização faz com que possamos interagir com uma pessoa das Ilhas Virgens (se é que isso existe no sentido literal da palvra) ou da Argélia. Agora eu pergunto, qual é a vantagem que tiramos disso? Qual é o nível de companheirismo que podemos atingir com uma pessoa que sequer veremos um dia? Felizes aqueles que são pontuais, e tomam o mesmo ônibus todos os dias, pois assim, mesmo que não conversem com os que se encontram na mesma situação e condução, interagem de alguma forma.
Porém esse ainda não é o X da questão. Em tempos mais remotos tudo tinha que ser feito cara a cara, olho no olho, as questões eram resolvidas sentando no lombo do burro e indo até elas. Lógicamente isso despendia muito mais tempo. Mas garantia uma interação muito maior (pelo menos com o burro). Cada dia mais as pessoas ficam reclusas a seu computador e sua televisão a cabo, sozinhas. Afinal, quem duvida ser impossível passar tranquilamente um dia inteiro variando da televisão, para o computador, e quem sabe até o video game que só dá de 1 jogador.
Dentro da própria tecnologia existem recursos que ajudam na interação, como os sites de relacionamento, ou alguns que fucnionam bem melhor, como os msn’s e icq’s e orkut’s da vida. Apesar da ajuda não ser tão clara como a maioria pode pensar, mas isso é tema para outro texto.
O grande erro desses instrumentos de socialização na verdade, é daqueles que os bloqueiam. A pouco tempo atrás, estava eu inocentemente nos laboratórios da faculdade acessando muitas coisas, dentre as quais diversas, até que resolvi entrar no meu orkut. Eis que a página estava bloqueada.. Ainda meio contrariado, tentei entrar em um site de fofoca e tchans! Abriu! Que incoerência, uma universidade, fruto do saber, jamais poderia bloquear um lugar onde podemos encontrar facilmente comunidades de meninas de aparelho.. hum, de iniciação científica nas mais diversas áreas, por exemplo. E ainda um canal de mobilização importantíssimo. O mesmo se diz de icq e messenger, igual e inconsequentemente bloqueados. Sem falar nos sites pornográficos, apesar destes serem impossíveis de bloquear, por abundarem na net de forma incontrolavel.
Não que eu seja a favor do bloqueio de sites de fofoca, afinal, eles apesar de controversos, também tem sua quota de utilidade.
O absurdo maior são as alegações de desvio de foco entre outras (como se não acontecesse em outros sites), pois se por um lado isso pode ocorrer muito levemente, os benefícios, como por exemplo, o contato mais rápido e direto com um cliente são infinitamente maiores. Além das vantagens que socialização pode trazer ao ser humano individualmete e a empresa.
Seja na faculdade, no trabalho ou em centro de uso comunitário do computador, o bloqueio a informação e a interação não passa de uma censura barata e fácilmente transponível, que serve somente para atrasar o curso normal da vida.
E não me venha com chorumelos!

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

É o que eu lembro!

A noite é boa, e disso eu tenho certeza! São poucas as coisas que proporcionam igual prazer e com tanta frequência. Mesmo uma noite de terça-feira chuvosa pode se transformar em uma noitada, daquelas de contar pros filhos …Não que seja recomendável...
Enfim, calculando por baixo, uma média de duas saídas por semana, teremos o total de um pouco mais que 52 noites bem acordadas por ano. Isto resulta em quase dois meses ininterrúptos de balada. O que dá uma probabilidade bem grande de cometermos alguns sacrilégios.
Massacrados por lembranças pouco claras e críticas vorazes, certos acontecimentos tornam a breve existencia humana um pouco mais angustiante. Para fugir desse trágico suplício, sugiro a adoção da seguinte postura: É o que eu lembro!
Lógicamente, das festas, serão poucas as que lembraremos algumas partes, e quase nenhuma as que serão lembradas por inteiro. É aí que a frase proferida anteriormente ganha mais crédito.
Já ao acordar na tarde seguinte (pô, de manhã é hora de dormir), não recordamos de muitas coisas e não acreditamos em tantas outras. Feitos realmente memoráveis não serão esquecidos, ou serão só até que alguém lembre. É isso que importa.
Se "existirem" outros acontecimentos que não pertençam a lembrança, ou que não se queira que façam parte dela, eles realmente não aconteceram e ponto.
E não me venha com chorumelos!

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Estados Unidos: O Pais da Masturbacao!

Pois e excitado leitor... Venho ca dar cabo a minha primeira pincelada nesse pequeno espaco que ja surge promissor. E para aquele tapa inicial, aquele que deixa a boneca de pe, venho a tocar num assunto deveras sensivel. Com as dificuldades de relacionamento, os mantras ao individualismo e a fobia ao contato fisico, creio eu ser a America a verdadeira terra da masturbacao. Os numeros nao mentem; Estao ai para me dar o aparo nessas poucas palavras que parecem se prover de hormonios tamanha e a inquietude pela qual se derramam pelo meu teclado.
A industria do sexo esta nos EUA, sinta o cheirinho de Los Angeles. O Americano passa em media mais tempo em sites de putaria do que em qualquer outra coisa. Os gringos quando batem em solo brasileiro ja vem sabendo pronunciar, "gostosa," "capirinha" e "suruba." Ao inves, porem, de apontar o dedo e dar risada, procuro eu entender quais sao os motivos do Tio Sam brincar com seu "tio Samzinho" mais do que, digamos, um brasileiro.
Vamos a um fato concreto. Se pegar mulher nas terras estadunidenses fosse tao facil quanto arrumar um hamburguer do mc Donald's, os indices de assedio a privada, ao chuveirinho, ao box de banho,ou ao aparato que for, afinal cada um tem seu jeito de descabelar o palhaco, seriam menores. A mecanica dos relacionamentos e muito complicada, logo eles que adoram simplificar! O xaveco morre e fica limitado sem as arte-manhas do contato fisico. A relacao possessiva a qual cultivam do seu espaco em volta afeta seriamente a vida sexual desses gringos.
Esse individualismo fisico, obviamente, extende seus longos e cabeludos bracos a um individualismo moral. O fato de se acharem unicos e especiais no sentido mais narcisista das palavras e essencial para que cada um se isole em sua caixinha.
Apesar disso tudo, ainda somos animais bichos. Bateu o cio, a vontade de consumir fatos nao encontra freios fisiologicos e biologicos, mas o freio cultural, esse o grande vilao, acaba levando tudo para as 4 paredes azulejadas do banheiro.
E essa vontade de achar prazer atraves das proprias maos, eventualmente se espalha para outras areas da vida, ou a guerra no Iraque nao e uma grande punheta politica? Seria tudo mais alegre e facil se exportassemos da Bahia "aquele" carnaval pros Falcoes. Como tudo isso nao passa de devaneios e lamentacoes de quem nao consegue saciar suas vontades em terras gringas, decreto:
EUA, o pais da punheta!
E nao me venha com chorumelos!

Paspalhices


Pois bem fétidos leitores, já começo a me valer deste espaço para logo de princípio indicar algo tremendamente inaceitável que está ocorrendo em nosso país. Me refiro ao campeonato paulista. Como se não bastasse a rede globo de televisão transmitir só os piores jogos, geralmente dos galinhas (deve ser para diminuir o índice de criminalidade nas ruas), ainda enfrentamos uma onda de bandalhera, no puro sentido da palavra, em meio a federação paulista. Me refiro a suspensão do técnico Leão. Onde já se viu? Só por que o Santos está dando vexame no campeonato, contraposto ao amado Tricolor Paulista que está ensacando um time atrás do outro e assim sagrar-se-á campeão, a cúpula cartolesca idosa da federação já inventa desacato pra lá, desrespeito pra cá...blá blá blá, como se fosse alguma novidade as atitudes de Leão, aliás, o Leão desacatar um árbitro é pleonasmo.
Data maxima venia do ínclito pois, com tal proceder o acusam de tisnar várias regras insculpidas no caderno repressor. Paspalhices! É mais uma armação peixeira que deseperadamente tenta justificar sua inconpetência em alcançar o São Paulo e o fato de Robinho não ser Pelé e sim um tri-atleta, ou seja, corre, pedala e nada.
E não me venha com chorumelos!


Pois e... acentos pra que?